quinta-feira, 26 de junho de 2008

2º Campeonato de Xadrez e Damas realizado pelo Projeto Pólo, dessa vez na E E Soiche Mabe no Jardim Aracati

Domingo, dia 22 de junho de 2008.
Jovens, adultos e crianças do Jardim Aracati, Vila Gilda
e proximidades se encontraram no pátio da escola Soiche Mabe para disputar partidas que exigiram muito raciocínio e concentração: era o 2º Campeonato de Xadrez e Damas realizado pelo Projeto Pólo Cidade Ipava / Aracati, que contou com o apoio da E E Soiche e com a participação de alunos da E E Tereza Margarida e Orta, da Arco Associação Beneficente e moradores da região.
Os jogos de tabuleiro exigem habilidades intelectuais e não físicas o que permite que crianças e adultos disputem em igualdade.
Os vencedores ganharam troféus e tabuleiros de Xadrez e Damas.


Silvano, morador do Jardim Aracati, foi o ganhador do Campeonato de Xadrez. Ele é um apaixonado por esse jogo e havia atuado como juíz na primeira edição do Campeonato. Também foi voluntário na atividade de Xadrez Gigante no Dia SESC na Comunidade em Vila Gilda. Ou seja, em tudo que aparece o Xadrez, o Silvano se envolve.

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Intervenção com Grafitte em Vila Gilda

Dia 21 de junho de 2008, sábado. Mesmo com o tempo nublado e insistindo em chover, jovens e crianças de Cidade Ipava e Vila Gilda compareceram a Quadra da Vila Gilda para participar de uma intervenção com graffite nos muros da quadra, paredes do vestiário e nos famosos tubos de concreto abandonados há tempos ao lado da quadra.
Galera chegando aos tubos e se preparando para mandar tinta.

O Projeto Pólo também deixou sua marca.
Grafitteiros da região capricharam na parede do vestiário.

Crianças pintaram a base em latex nos tubos.

E foram deixando udo mais mais colorido.
Na maior animação...

E aos poucos foi juntando mais e mais crianças e jovens da região que coloriram a mureta da quadra...

E os tubos ficaram assim.

Projeto Na Esteira da Leitura é ampliado com apoio do Programa VAI

O Projeto "Na Esteira da Leitura", idealizado e realizado por jovens moradores da região de Cidade Ipava e Agentes Comunitários do Pólo, foi contemplado no início de 2008 pelo Programa VAI da Secretaria Municipal de Cultura. Isso possibilitou a ampliação e melhoria do projeto com a compra de mais livros e o aumento de sua circulação. A Esteira da Leitura acontece agora 2 vezes por semana (as quartas e sextas-feiras, das 13h às 17h) em locais variados dos bairros de Cidade Ipava, Vila Gilda, Jardim Aracati e Chácara Bandeirante, sempre com divulgação prévia.

Rute (de blusa verde), jovem moradora da região e Jackson (de costas), Agente Comunitário do Pólo, recebem crianças
que visitam a Esteira após a aula.

Rute lê para criança na Esteira enquanto um adulto observa os livros.


Exibição dos filmes produzidos na Oficina de Produção de Vídeo do Projeto Pólo

No dia 12 de junho de 2008 o Projeto Pólo Cidade Ipava / Aracati exibiu duas produções em vídeo realizadas durante a sua Oficina de Produção de Vídeo. A exibição aconteceu no Salão da Comunidade Católica São Lucas para cerca de 50 jovens da turma do Projeto Agente Jovem. Após os filmes aconteceu um bate-papo sobre as produções e a Oficina de Produção de Vídeo.

Os jovens acompanharam atentamente os vídeos.
Um debate bem bacana aconteceu logo após a exibição.

terça-feira, 24 de junho de 2008

Alunos e educadores da Associação Beneficente Guainumbi participam de aula especial de Estamparia em Camisetas

No dia 16 de junho de 2008 alunos e educadores da Associação Beneficente Guainumbi participaram de uma aula especial de Estamparia em Camisetas com a equipe do Projeto Pólo Cidade Ipava / Aracati na ONG Conviver é Viver em Cidade Ipava.

Cauã orienta alunos portadores de necessidades especiais.

Equipe do Pólo, educadores e alunos da Associação Beneficente Guainumbi.

Abertura de Biblioteca Comunitária em Chácara Bandeirante

No dia 05 de abril, um sábado, a equipe do Projeto Pólo Cidade Ipava / Aracati se mobilizou para apoiar a inauguração de mais um espaço alternativo de cultura na região de Chácara Bandeirante: a Biblioteca Comunitária Bandeirante. Com livros doados pela Biblioteca Comunitária São Lucas e o espaço cedido pela sede da Associação de Moradores da Chácara Bandeirante, a biblioteca irá atender jovens, crianças e adultos
moradores da Chácara Bandeirante e também do Jardim Vera Cruz.
Após a entrega dos livros houve a exibição do filme "Narradores de Javé".
Edmar Primo (a esquerda) Agente Comunitário do Pólo, João (no meio), responsável pela nova Biblioteca Comunitária da região e Adalgiza (a direita), Coordenadora Local do Projeto Pólo Cidade Ipava / Aracati, durante a entrega dos livros doados.

Até as crianças ajudaram a carregar.
E comemoraram a chegada dos livros.

Agentes Comunitários do Pólo preparam equipamento para exibição cinematográfica.

Enquanto o público aguarda ansiosamente pelo filme.